Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores

O título do Flamengo, conquistado neste sábado (29) no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru), sobre o Palmeiras, colocou o Brasil no topo do ranking de conquistas de Libertadores ao lado da Argentina. Os dois países acumulam 25 troféus do mais importante torneio interclubes da América do Sul.

O Brasil volta a ocupar o posto depois de 61 anos. Em 1963, quando o Santos ganhou a Libertadores pela segunda vez, o futebol brasileiro se igualou ao Uruguai, vencedor em 1960 e 1961 com o Peñarol. Em 1964 e 1965, graças ao Independiente, a Argentina também foi a duas conquistas.

Em 1966, o Peñarol foi tricampeão e recolocou o Uruguai, de forma isolada, no topo de países com mais títulos, tirando o Brasil da ponta. A liderança charrua, porém, durou somente até 1968, quando o Estudiantes levantou a quarta taça dos argentinos – a terceira, que os igualou aos uruguaios, veio em 1967, com o Racing.

Final de etapa da Copa do Mundo de skate street terá dois brasileiros

Brasileirão: Neymar marca, Santos vence e deixa zona de rebaixamento

De lá para cá, os hermanos mantiveram, sozinhos, o status de país com mais Libertadores. Nos últimos anos, porém, a diferença para os argentinos, construída nos anos 1960 e 1970, foi caindo drasticamente. Desde 2019, apenas clubes brasileiros levantaram o troféu. São sete títulos em sequência, um recorde no torneio.

Os maiores campeões da Libertadores ainda são argentinos. O Independiente lidera a estatística, com sete títulos, seguido pelo Boca Juniors, com seis, e o intruso uruguaio Peñarol, com cinco. Ainda há River Plate e Estudiantes com os mesmos quatro títulos que o Flamengo igualou neste sábado.

Cidades de Colômbia e Bolívia vão receber finais da Sul-Americana

Seleção feminina perde para Noruega em penúltimo compromisso do ano

Em número de campeões, o Brasil lidera com folga. São 12 clubes diferentes a terem erguido a taça, com o Rubro-Negro assumindo o posto de maior vencedor do país com o título em Lima. Na Argentina, são oito equipes. Apenas Peru, Bolívia e Venezuela nunca tiveram um time que conquistou a América, sendo que somente os peruanos já estiveram em finais. Em 1972, o Universitário foi derrotado pelo Independiente, enquanto em 1997 o Sporting Cristal foi vice para o Cruzeiro.

Considerando as cidades, Buenos Aires é a mais laureada, com as 13 conquistas de Boca Juniors, River Plate, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez Sarsfield. A também argentina Avellaneda aparece na sequência, com oito taças (sete do Independiente e uma do Racing). Graças ao tetra do Flamengo, o Rio de Janeiro se igualou a São Paulo, ambas com sete títulos – Fluminense, Vasco e Botafogo têm um troféu cada.

Final de etapa da Copa do Mundo de skate street terá dois brasileiros

O Brasil tem dois atletas na final da etapa de Kitakyushu (Japão) da Copa do Mundo de skate street. Neste domingo (30), a partir de 1h40 (horário de Brasília), os paulistas Giovanni Vianna e Wallace Gabriel brigam pelo título da disputa masculina. Entre as mulheres, não há representantes brasileiras na decisão, que começa às 0h40. O canal da World Skate, a federação responsável pela modalidade, transmite as provas ao vivo.

Na semifinal deste sábado (29), os skatistas realizaram duas voltas e três manobras. A somatória da maior nota de cada vale como pontuação final. Os oito melhores foram à decisão.

Número 11 do ranking masculino da World Skate, Giovanni teve o quarto melhor desempenho, com 156,81 pontos (68,26 da volta e 88,55 da manobra), enquanto Wallace (78º do mundo e que disputa apenas seu segundo evento no circuito) foi o sexto, com 153,69 pontos (68,61 da volta e 85,08 da manobra). O gaúcho João Lucas Alves, com 107,30 pontos (85,46 da manobra e 21,84 da volta), ficou em 14º, fora da final.

Brasileirão: Neymar marca, Santos vence e deixa zona de rebaixamento

Cidades de Colômbia e Bolívia vão receber finais da Sul-Americana

O japonês Sora Shirai – quarto do ranking e campeão mundial em casa há dois anos, quando a competição foi em Tóquio – teve a melhor avaliação da semifinal: 161,77 (89,06 da manobra e 72,71 da volta). Ele superou em dois pontos o compatriota Kairi Netsuke, número oito do mundo. O evento vale pontos no ranking da World Skate, que define os classificados à Olimpíada de Los Angeles (Estados Unidos) em 2028.

No feminino, o domínio também foi japonês, com Liz Akama tendo a melhor pontuação (147,24), seguida por Ibuki Matsumoto (145,85 pontos) e Yumeka Oda (143,00). O país anfitrião ainda terá Nanami Onishi (125,69), classificada com a oitava vaga. As quatro estão entre as 13 melhores do ranking da World Skate.

As paulistas Pâmela Rosa (16ª do mundo) e Isabelly Ávila (53º) foram eliminadas ainda nas quartas de final. Vice-líder do ranking mundial, a maranhense Rayssa Leal não disputou o torneio. Prestes a completar 18 anos e já na reta final do Ensino Médio, a medalhista de prata nos Jogos de Tóquio e Paris (França) dedicou-se aos estudos.

Seleção feminina perde para Noruega em penúltimo compromisso do ano

Brasil estreia com vitória nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Neymar marca, Santos vence e deixa zona de rebaixamento

O Santos respirou fundo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (28), o Peixe venceu o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela 36ª rodada, ganhando duas posições na classificação.

O Alvinegro Praiano saiu da zona de rebaixamento, indo aos mesmos 41 pontos do Internacional e ficando à frente, em 15º lugar, no saldo de gols.

Como ultrapassou o Colorado, é certo que o clube paulista termina a rodada fora do Z4, que reúne os quatro últimos colocados. O Leão rubro-negro, que acumulou a nona derrota seguida, é o lanterna, com 17 pontos, sem mais chances de permanecer na primeira divisão.

Cidades de Colômbia e Bolívia vão receber finais da Sul-Americana

Seleção feminina perde para Noruega em penúltimo compromisso do ano

Apesar da presença colocada em dúvida por conta de uma lesão no joelho esquerdo, Neymar não somente foi relacionado como iniciou o duelo como titular. E foi dos pés dele que saiu o primeiro gol santista.

Em contra-ataque pela direita, o também atacante Guilherme inverteu a jogada para o camisa 10 entrar na área e finalizar no canto esquerdo do goleiro Gabriel, aos 25 minutos.

Dez minutos depois, após cobrança de escanteio pela direita, o volante William Arão cabeceou e acertou a trave direita do Sport.

Na sobra, o zagueiro Rafael Thyere tentou afastar, mas acertou o chute em cima do volante Lucas Kal, do próprio time. A bola desviou e foi para as redes do Leão, aumentando a vantagem alvinegra.

Brasil estreia com vitória nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Brasil sobra diante de Cuba na estreia do Mundial de Handebol Feminino

Na etapa final, aos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio pela esquerda e o volante João Schmidt, de cabeça, desviou no canto esquerdo de Gabriel.

E o quarto poderia ter saído quatro minutos depois, quando o lateral Matheus Alexandre derrubou o meia Álvaro Barreal na área. O árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou pênalti, mas voltou atrás após rever o lance no vídeo e ver impedimento do volante Zé Rafael no lance.

Goleada debaixo d’água

Mais cedo, o Vasco encerrou uma sequência de cinco derrotas seguidas com uma goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, em São Januário. O triunfo encaminhou a permanência do time carioca na Série A e manteve os gaúchos ameaçados de rebaixamento.

A partida ficou mais de uma hora interrompida por conta das condições do gramado em meio à forte chuva que caiu no Rio de Janeiro. O jogo estava no intervalo. Apesar de as equipes desejarem o adiamento, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima optou pela continuidade do encontro.

O Cruzmaltino segue com o sonho de ir à Libertadores pelo Brasileirão vivo. Se Cruzeiro (3º) ou Fluminense (5º) conquistarem a Copa do Brasil, abrem uma vaga extra à principal competição do continente, destinada ao oitavo colocado da Série A, posto hoje ocupado pelo São Paulo. Com 45 pontos, o time carioca é o 10º, a três pontos do Tricolor. Já o Colorado pode encerrar a 36ª rodada no Z4 se o Vitória superar o Mirassol no sábado (29), às 16h (horário de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Com oito minutos, o Vasco já vencia por 2 a 0. Aos três, Andrés Gómez desarmou o zagueiro Braian Aguirre no campo do Inter, entrou na área e abriu o placar. Cinco minutos depois, o também atacante Rayan concluiu para as redes a assistência do lateral Paulo Henrique pela direita. Aos 46, o centroavante Ricardo Mathias descontou, após cruzamento do volante Alan Rodríguez.

Depois da longa interrupção pela chuva, o Gigante da Colina voltou do intervalo disposto a aumentar a fatura.

Com um minuto do segundo tempo, Gómez chutou cruzado, Rayan aproveitou e concluiu para o gol. Aos 11, após cobrança de escanteio, o volante Cauan Barros teve de finalizar duas vezes para vencer o goleiro Sérgio Rochet e marcar o quarto dos mandantes. O quinto saiu aos 19 minutos, com o atacante Nuno Moreira recebendo de Paulo Henrique e batendo no canto de Rochet.

Juventude cai para a Série B

Em outro jogo desta noite, o Juventude empatou por 1 a 1 com o Bahia no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Com 34 pontos, o time gaúcho teve o rebaixamento para a Série B decretado com duas rodadas de antecedência, já que dependia de um tropeço do Santos contra o Sport.

O Esquadrão de Aço, que foi a 57 pontos com o empate e ficou mais distante da vaga direta à fase de grupos da Libertadores, saiu na frente aos 20 minutos do primeiro tempo, em chute de fora da área de Ademir.

Sete minutos depois, o também atacante Gabriel Taliari aproveitou cruzamento do lateral Marcelo Hermes pela esquerda e deixou tudo igual. O Juventude até balançou as redes mais uma vez, aos 20 da etapa final, com o meia Marcos Paulo, de bicicleta, mas o lance foi anulado por impedimento.

Sair da versão mobile